segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Padre Américo

Continuamos a nossa preparação para o Natal com a orientação de alguns padres. No próximo sábado iremos reflectir sobre o Padre Américo. Assim propomos que comecem por pesquisar a vida do Padre Américo e respondam às seguintes questões:

Quem era Padre Américo?
Qual a sua característica mais marcante?
Como viveu? O que orientava a sua vida?

8 comentários:

  1. Quem era Padre Américo?
    Américo Monteiro Aguiar, mais conhecido por "Pai Américo", nasceu em Galegos, Penafiel, a 23 de Outubro de 1887. Sentindo desde novo vocação para padre, não conseguiu a autorização do pai, que o encaminhou para o comércio. Trabalhou em Moçambique dos 18 aos 36 anos, e só aos 41 foi ordenado padre, em Coimbra, após ter contactado com outros seminários, que lhe negaram a entrada, por causa da sua idade.

    ResponderEliminar
  2. Qual a sua característica mais marcante?
    Dedicou a sua vida aos rapazes pobres que viviam na rua.

    ResponderEliminar
  3. Como viveu? O que orientava a sua vida?
    Contactando com um número grande de rapazes que viviam uma vida de miséria e abandono, teve a ideia de os ajudar. Primeiramente organizou colónias de férias com alguns desses rapazes. Por fim, começou a pensar numa ajuda mais duradoura.
    Conseguiu uma casa em Miranda do Corvo, em 7 de Janeiro de 1940, onde acolheu alguns rapazes. Depois surgiram outras. Três obras conseguiu erguer: Casas do Gaiato, Património dos Pobres e Calvário, esta para doentes incuráveis. Consumiu a vida sacerdotal no apoio aos pobres, procurando tirá-los da miséria, com o auxílio dos que consciencializou para o essencial dever cristão de «amar em obras e em verdade». Foi um pedagogo da Caridade, um renovador de mentalidades. Seu guia – o Evangelho; seu único Mestre –Cristo; sua grande tribuna – "O Gaiato", jornal por ele fundado.

    ResponderEliminar
  4. Correu o país a pedir ajuda para a sua Obra e a dirigir as diversas casas por ele fundadas. Encontrou a morte, num desastre de viação, a 16 de Julho de 1956.

    ResponderEliminar
  5. Américo Monteiro de Aguiar, mais conhecido por Padre Américo (Galegos, Penafiel, 23 de Outubro de 1887 — Porto, 16 de Julho de 1956), foi um importante benfeitor português que dedicou a sua vida aos mais carenciados, principalmente jovens, que se traduziu em inúmeras realizações, das quais a mais conhecida e relevante é a Casa do Gaiato.Contava com um número grande de rapazes que viviam uma vida de miséria e abandono, teve a ideia de os ajudar. Primeiramente organizou colónias de férias com alguns desses rapazes.
    A 1 de Janeiro de 1941 abre o lar do Ex-Pupilo das Tutorias e dos Reformatórios, na Rua da Trindade, em Coimbra, instituição que será entregue aos Serviços Jurisdicionais de Menores em 1950; em Junho do mesmo ano, publica o primeiro volume do Pão dos Pobres.

    Em 1942, publica Obra da Rua.

    A 5 de Março de 1944 aparece o primeiro número do jornal O Gaiato, quinzenário da Obra da Rua, de que é fundador e director.

    A 4 de Janeiro de 1948 seria inaugurada a Casa do Gaiato de Lisboa, situada na quinta da Mitra, em Santo Antão do Tojal, em Loures.

    Em 1950, saem a público o opúsculo Do Fundamento da Obra da Rua e do Teor dos seus Obreiros e o primeiro volume do livro Isto é a Casa do Gaiato.

    Em 1952, viagem a África; publica um novo livro, O Barredo, a que se seguem, em 1954, Ovo de Colombo e Viagens, no ano em que toma posse da quinta da Torre, em Beire, freguesia de Paredes, para a instalação de uma Casa do Gaiato e do Calvário, para o abrigo de doentes incuráveis.

    A 1 de Julho de 1955, abre a Casa do Gaiato de Setúbal, em Algeruz.

    Em 1956, morre vitima de acidente de viação. O seu processo de glorificação canónica teve início em 1986.

    O Padre Américo nasceu a 23 de Outubro de 1887 na freguesia de S. Salvador de Galegos, Concelho de Penafiel, tendo sido baptizado em 4 de Novembro do mesmo ano.

    ResponderEliminar
  6. muito bem Marta

    Catequista Susana

    ResponderEliminar
  7. muito bem..respondem sempre as mesmas, mas muito bem :)

    ResponderEliminar
  8. Américo Monteiro de Aguiar, mais conhecido por Padre Américo, nasceu a 23 de Outubro de 1887 e faleceu a 1956 vitima de acidente de viação, foi um importante benfeitor português que dedicou a sua vida aos mais carenciados, principalmente jovens, que se traduziu em inúmeras realizações, das quais a mais conhecida e relevante é a Casa do Gaiato.
    A característica mais marcante foi o casa do gaiato que é acolher, educar e integrar na sociedade crianças e jovens que, por qualquer motivo, se viram privados de meio familiar normal.
    Não sei explicar como viveu nem como orientava a vida.

    ResponderEliminar